Como o amor pelo time do coração pode beneficiar a sua marca?
O mercado esportivo global movimenta bilhões de dólares todos os anos e, depois de enfrentar um período difícil durante a pandemia de Covid-19, está voltando a se fortalecer. Com o retorno da maior parte das competições esportivas já em 2022, é um excelente momento para investir em marketing esportivo.
Como o próprio nome indica, marketing esportivo se refere às estratégias de publicidade que têm como foco elementos do mercado de esportes, incluindo marcas, equipes, eventos, atletas e personalidades. Ele se aproveita de uma característica intrínseca do esporte profissional, o uso da paixão e da emoção para gerar entretenimento.
Torcedores fazem questão de demonstrar seu apoio ao seu time do coração e aos seus atletas favoritos, inclusive na hora de decidir onde gastar seu dinheiro. Por isso, a maioria das estratégias de marketing esportivo tem como objetivo intensificar o sentimento de identificação do torcedor com um atleta, time ou modalidade.
Fonte: FIFA, via GIPHY
Infinitas possibilidades
À primeira vista, entrar para este mercado pode parecer um pouco intimidador. Estamos acostumados a ver marcas já consolidadas investindo quantias exorbitantes em times vitoriosos, mas a verdade é que este é um mercado extremamente diverso e que oferece inúmeras possibilidades de investimento.
No Brasil, o futebol é o esporte que tem mais público e que movimenta as maiores cifras, mas isso não significa que outras modalidades não possam apresentar bons retornos. Vale a pena ficar de olho em modalidades que têm atraído o interesse da mídia graças ao bom desempenho dos representantes brasileiros, como o skate e o vôlei feminino.
Outra parte fundamental deste mercado são os próprios atletas, que conquistam o público não apenas com seu desempenho, mas com seu carisma. Aqui, se destacam aqueles que possuem um bom relacionamento com seus fãs nas redes, como Douglas Souza do vôlei, Rayssa Leal do Skate e Rebeca Andrade da Ginástica Artística.
Fonte: C4 Publicidade, via GIPHY
Mais do que patrocínio
A Guaraná Antártica é uma marca que sabe fazer marketing esportivo como poucos. Em 2019, ano da Copa do Mundo Feminina, a empresa reconheceu a disparidade de patrocínios entre os times masculino e feminino da Seleção Brasileira e convocou outras empresas a patrocinarem a Seleção Feminina e a utilizarem as jogadoras em suas propagandas, da mesma forma que acontece com os jogadores do masculino.
A Guaraná se propôs a estampar a logo de outras marcas que apoiassem o futebol feminino em 30 milhões de latinhas ao longo do próximo ano. A campanha “Elas Podem” foi premiada internacionalmente e se tornou notícia em todo o país.
Em 2022, a Guaraná seguiu mostrando seu apoio ao futebol feminino. A campanha “Bota Elas no Jogo” chamou a atenção para a representatividade nos videogames, que costumam usar nomes e avatares genéricos para jogadoras, enquanto os homens são modelados conforme jogadores reais. Novamente a campanha viralizou nas redes e ganhou até parceria com streamers, que criavam avatares de atletas da Seleção para utilizarem em suas lives.
Fonte: FIFA, via GIPHY
Do mundo real para o virtual
Com tantos videogames disponibilizando a possibilidade de personalizar avatares com “skins” exclusivas, o marketing esportivo também cresceu dentro do segmento. Mesmo games que não estão diretamente ligados ao mundo do esporte estão fazendo parcerias com atletas para inseri-los dentro do jogo.
Na Sabujo, a gente entende desse assunto. Em 2021 nós fizemos parte da parceria que colocou Marco Reus e Harry Kane no Fortnite, produzindo, roteirizando e editando as peças publicitárias da campanha.
Está em busca de uma estratégia de comunicação campeã? Conte com quem sabe farejar as melhores oportunidades!
Fonte: Tottenham Hotspur, via GIPHY
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