Entenda porque é importante definir (e conhecer bem) seu público-alvo

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O público-alvo de uma organização vai muito além de somente um grupo de consumidores: ele é uma ferramenta importante para definição de marca, construção da imagem corporativa, nas estratégias de comunicação e vendas, no planejamento da empresa, etc.

No passado, percebeu-se que as estratégias de comunicação de massa, por mais abrangentes que fossem, não atingiam, nem em eficiência nem em conversão para vendas, a expectativa. Foi com Philip Kotler e seus apontamentos em Princípios do Marketing e Marketing 2.0 que a percepção sobre o público começou a mudar, surgindo a necessidade de segmentá-lo para melhores resultados. De acordo com o próprio, é impossível servir todos clientes da mesma maneira e esperar o mesmo nível de satisfação, logo, os públicos-alvo são importantes pois eles consistem “em um conjunto de compradores que têm necessidades e/ou características que a empresa ou organização decide atender”.

Mas o que é público-alvo de fato? 

Resumidamente, eles são o segmento de mercado que a marca quer atingir e para quem ela vai direcionar seus esforços. O público-alvo é estabelecido através da semelhança do perfil demográfico, comportamental, geográfico e psicográfico do usuário, então fatores como localização, idade, sexo, renda, estilo de vida, motivação, entre muitos outros, são essenciais. Esses dados ajudam a entender as decisões de consumo do cliente e facilitar o direcionamento das ações da empresa.

Essas informações são obtidas através de pesquisas e formulários com os clientes e análise de dados oferecidos pelas plataformas que a marca está presente. Mas atenção: devem ser atividades contínuas da marca! O mundo está sempre mudando, assim como as pessoas, então o perfil do público-alvo não é definitivo, mas mutável.

Quais os benefícios de ter um público-alvo definido?

Como falamos antes, o público-alvo é uma descrição ampla e genérica dos consumidores da marca, e conhecê-lo dá uma vantagem estratégica para a organização. Conhecer bem o público-alvo permite que uma marca conquiste mais clientes, fidelize-os e tenha maior taxa de conversão em vendas.

Ao focar sua comunicação em um perfil seleto, você pode adaptar a linguagem, o visual e as estratégias de engajamento para aquele público em específico, o que vai ajudar a elevar sua imagem corporativa e seu relacionamento com o cliente. Isso também ajudará você a tomar posicionamentos adequados à expectativa de quem acompanha você, quando se fizer necessário.

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Além disso, direcionar anúncios para perfis que desconhecem sua marca, mas se encaixam nas características do seu público-alvo, vai trazer novos clientes. Você terá um grande diferencial em relação à concorrência ao atingir interesses específicos das pessoas, e um plano de marketing muito mais preciso e com melhores resultados.

Conhecer o público-alvo é fundamental para o planejamento de comunicação do negócio, mas é somente uma etapa! Ele faz parte de um grande conjunto de ações e ferramentas que devem ser aplicadas na hora de organizar os planos da sua empresa, para que ela possa crescer cada vez mais!

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