Atuação da assessoria de imprensa: do Big Brother Brasil a empresas consolidadas no mercado

Cada vez mais está aumentando a participação de famosos, influenciadores e personalidades da mídia em reality shows de alcance nacional. Um grande exemplo desse fenômeno é o Big Brother Brasil (transmitido pela Rede Globo), que, desde a edição de 2020, passou a convidar figuras públicas para entrar no programa e concorrer ao prêmio de R$ 1,5 milhão.

Ao contrário daqueles que se inscrevem para participar do BBB, chamados de “anônimos” ou “Grupo Pipoca”, as personalidades da mídia convidadas (chamadas de “Grupo Camarote”), já entram, muitas vezes, com suas carreiras consolidadas e com opiniões do público também formadas, uma vez que suas imagens e seus contatos com os seguidores nas redes sociais são trabalhados diariamente pelas suas assessorias de imprensa.

No entanto, ao fazer parte do jogo, esses famosos também começam a ser filmados durante 24 horas, o que traz a possibilidade de suas atitudes e posicionamentos serem colocados à prova, podendo resultar em consequências positivas, por um lado, ou negativas, por outro.

Nesse contexto, como se dá o trabalho da assessoria de imprensa do lado de fora da casa? 

Não há uma fórmula mágica que ensine a maneira correta de lidar com todas as situações que envolverão os participantes, visto que cada caso requer uma avaliação e um conjunto específico de ações estratégicas para a tomada de decisão. Contudo, é possível destacar algumas alternativas que costumam ser optadas pelos profissionais que cuidam da carreira dessas pessoas. 

Quando o participante adota um comportamento positivo, a assessoria procura enaltecer essa atitude, a fim de evidenciá-la e de incluí-la nesse contínuo processo de construção da imagem do jogador. No caso dessa figura pública cometer uma ação que seja vista como negativa ou desaprovada pelo público, os assessores vão buscar alternativas para enfrentar a situação, seja a partir da elaboração de um diálogo nas redes sociais, ou até mesmo através de uma nota oficial ou de retratação, dizendo que o participante, ao sair da casa, irá reavaliar a sua conduta dentro do BBB.

E se não funcionar?

Se o cenário não estiver favorável, uma outra opção é decidir por trabalhar novamente o posicionamento do cliente, considerando não só novos caminhos que possam ser propícios para o momento, mas fazendo com que esta nova postura continue refletindo na sua identidade e autenticidade, a fim de tornar o processo mais genuíno.

Agora, por qual razão estamos dizendo tudo isso?

A resposta é simples! A assessoria de imprensa não está contida somente no universo das figuras públicas (e a possível participação delas em reality shows), mas também no ambiente empresarial, onde atua, por meio do contato direto com a mídia, na construção do diálogo de empresas consolidadas com os seus potenciais clientes, trabalhando com estratégias para maximizar resultados nas divulgações de produtos e serviços, bem como estando preparada para gerenciar crises, caso aconteça algum deslize que possa vir a prejudicar a imagem da empresa e a sua relação com o público.

Dessa forma, pelos dois casos envolverem um maior nível de exposição e contato direto com aqueles que os acompanham, tanto os participantes do “Grupo Camarote”, quanto as empresas já estabelecidas no mercado devem ter o auxílio de uma assessoria de imprensa, de modo que ela saberá como conduzir cada situação, seja envolvendo o processo de construção de um relacionamento benéfico para todas as partes, ou ao ter que lidar com empecilhos ao longo do caminho.

Contar com uma assessoria de imprensa é muito recomendável!

O papel da assessoria de imprensa vai muito além da simples divulgação e promoção do seu assessorado, uma vez que ela atua como porta-voz dessa pessoa física ou jurídica, ajudando-a a lidar com circunstâncias adversas, sendo estas positivas ou negativas (afinal, todos cometem erros e acertos ao longo de suas trajetórias), a fim de mediar e tornar cada vez melhor a comunicação com o público.

Não subestime o poder de uma assessoria, já que, no mundo atual, repleto de tecnologias e de ampliação das relações sociais, ela assume uma função essencial: garantir que um bom relacionamento aconteça.

 

1 Comment
  • Mariana Oliveira
    Posted at 18:57h, 24 março Responder

    Texto muito bem redigido e esclarecedor, a articulação do tema com demandas atuais é muito importante para mostrar o papel da acessoria para quem é leigo no assunto, parabéns!

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.